quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Eleito o presidente em nossa escola

        Coluna de Elza de Mello - 8 de outubro/2014


                          IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (121)

         A semana que antecedeu às eleições em Içara foi de agitação em todos os meios sociais. A escola, por se tratar de um espaço de construção de cidadania, teve um enfoque propulsor para atividades pedagógicas. Professores criativos sabem aproveitar essas réstias de claridade para dar um enfoque metodológico em suas aulas. E a professora Nelca Georgina Figueredo usou o seu espaço de trabalho pedagógico para levar aos alunos o conhecimento de um processo eleitoral. Foram duas semanas de elaboração de um planejamento de governo, confecção de materiais de campanha, reunião para um debate político entre todos os candidatos à presidência na EE.B. Antônio Guglielmi Sobrinho. Não só as aulas de Filosofia foram motivadas pelo processo eleitoral, mas as aulas de toda a área das ciências sociais estiveram envolvidas e envolveram os alunos.

       O debate realizado no pátio interno da Escola contou com as apresentações dos candidatos e as perguntas dirigidas pelos expectadores que aplaudiram efusivamente certos pronunciamentos. Apenas uma candidata se aventurou a levar seu nome _a convenção na sua sala e ao pleito do dia 1º de Outubro de 2014. Mas seu pronunciamento foi muito bom. Suas propostas sobre a educação e a saúde foram de muita maturidade. O voto feminino estaria bem representado pela Sara. Entretanto o resultado final surpreendeu a todos. Por uma margem considerável de votos o Bruno Olegário venceu a todos os candidatos e foi eleito o Presidente da Escola.

    A professora Nelca usou de uma estratégia natural para falar de Democracia no evento máximo nacional, as eleições do representante legal da República Brasileira e a maneira de como podemos usar a nossa cidadania de forma válida e consciente. Os alunos entenderam que os Deputados, especialmente, são os legisladores a nível estadual e federal. Não dá para passar batido o voto de um representante municipal ou regional por alguém fora do seu contexto. É bom saber que se não pudermos estar lá na sede do Governo estadual, um dos representantes de nosso município poderá estar e reconhecer a cada um de nós. É a maneira de valorizar um içarense que nos move a votar em um representante local. Muito bom resultado poderá ter uma motivação trabalhada com critérios didáticos. São ricos conhecimento que essas turmas irão levar para a seu aprendizado político e sua identidade cidadã.Parabéns Professora Nelca e todos os alunos

     No domingo nos dirigimos para a eleição real e a EE.B Antônio Guglielmi Sobrinho foi palco das votações do pleito 2014. As salas receberam as urnas eletrônicas e tudo correu dentro da normalidade. Por ser uma eleição para Presidência da República, os ânimos parecem mais serenados. Até mesmo para os deputados não há tanta correria. E como a apuração ficou tão rápida após o uso das urnas eletrônicas, cedo as pessoas se dirigem às suas casas para saber dos resultados. E bem cedo doeu o coração de quem ouviu a falha eletrônica de uma das urnas do bairro Nossa Senhora de Fátima e com isso a impossibilidade de ouvirmos, em primeiro anúncio, o nome de um içarense entre os vencedores. Penso que a dor pesou mais ainda para quem pensou que o seu voto não fizesse diferença e viu o estrago que fez. Içarenses deixaram um dos seus e depositaram seu voto em alguém que talvez nunca verão e nunca fará parte de seu contexto. Votaram simplesmente porque alguém pediu ou pagou. Nossos alunos, eu creio que votaram consciente, pois tiveram uma bela lição de cidadania e de patriotismo.

      TEXTO: ELZA




Bruno Olegário - 3001



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Deixe seu comentário! :

Postar um comentário